top of page
realidade-imersiva-o-que-e-aplicacoes-tecnologias_edited.jpg

3.1.Interatividade

Um dos tópicos já mencionados anteriormente é a interatividade.
Mas o que é que é a interatividade?
Quando num ambiente virtual o utilizador tem a possibilidade de fazer ações que resultam numa mudança do ambiente virtual estamos na presença de interatividade.
O sistema recebe um conjunto de informação do utilizador e adapta-se de modo a criar uma nova situação para o utilizador.
3.1
3.2

3.2.Características ou componentes

As características ou os componentes que a interatividade pode ter são:

A comunicação, o feedback, o controlo e resposta, o tempo de resposta e a adaptabilidade 

Comunicação - tento recurso a dispositivos periféricos ligados ao sistema, é através da comunicação que é possível a transmissão recíproca de informação entre o sistema computacional e o utilizador.
Feedback - através do feedback o utilizador consegue estimular o sistema de maneira a manipular os objetos presentes no ambiente virtual.
Controlo e resposta - tendo o controlo e resposta o sistema consegue regular o comportamento dos objetos no ambiente virtual.
Tempo de resposta - o tempo de resposta é o tempo que demora o objeto a começar a atuar no ambiente virtual após o utilizador ter interagido com o mesmo.
Adaptabilidade  - a adaptabilidade é a capacidade que o sistema tem para modificar o ambiente virtual após o utilizador ter feito uma ação sobre os objetos simulados presentes.

3.3.Níveis segundo...

3.3.1.A relação Homem-máquina

3.3.1

Na relação Homem-máquina estão incluídos os níveis da 

interatividade reativa, coativa e proativa

Interatividade reativa - neste nível de interatividade a interação e o feedback são limitados pelo sistema pois o seu caminho é pré-programado e o sistema é quem controla o desenrolar da ação no ambiente virtual. Ou seja, o utilizador segue por um caminho pré-definido e tem pouco controlo sob os objetos simulados do ambiente virtual.
Interatividade coativa - neste nível de interatividade as sequências, o ritmo e os estilos das ações apresentadas no ambiente simulado são controladas pelo utilizador.
Interatividade proativa - neste nível de interatividade o utilizador manipula o ambiente virtual, transformando dinamicamente a estrutura, o conteúdo e as ações dos objetos no ambiente simulado.
3.3.2

3.3.2.A ação sensorial

Segundo a ação sensorial, os níveis de interatividade classificam-se

em elevada, média e baixa

Elevada - se o nível de interatividade for elevado, isso quer dizer que o utilizador sente-se totalmente imerso no ambiente virtual simulado. Num ambiente deste nível todos os sentidos do utilizador são estimulados.
Média - neste nível de interatividade apenas alguns sentidos do utilizador permitem a manipulação e controlo sobre o desenrolar da ação no ambiente virtual.
Baixa - neste nível de interatividade apenas alguns dos sentidos do utilizador estão a ser utilizados, e este não se sente incluído no ambiente virtual.

3.4.Tipos de Interatividade

3.4
Linear - quando o sentido da sequência das ações desenroladas pode ser definido pelo utilizador, podendo apenas mudar a ação precedente e a seguinte, estamos na presença de um tipo de interatividade linear. Este tipo de interatividade desenvolve-se a um nível reativo, ou seja, o utilizador tem um controlo limitado sobre a ação e a interação desenvolvida é simples de gerar, como já referido antes.
De suporte - outro tipo de interatividade desenvolvido de forma reativa é a interatividade de suporte, onde o sistema ajuda o utilizador dando a conhecer o seu desempenho e estado através de mensagens de suporte ou através de manuais de instruções.
Hierárquica - ainda outro tipo de interatividade desenvolvido de forma reativa é o tipo de interatividade hierárquica. Neste tipo, um conjunto de opções já predefinidas está a dispor do utilizador para que este possa escolher um trajeto a seguir no ambiente virtual.
Sobre objetos - neste tipo de interatividade o utilizador consegue obter respostas do sistema quando este interage utilizando um rato ou outro dispositivo apontador. Quando o utilizador clica nestes objetos, o seu funcionamento muda de acordo com uma série de fatores predefinidos.
Reflexiva - é neste tipo de interatividade, de forma proativa, onde o sistema compara as respostas que o utilizador responde, a um dado conjunto de perguntas, com as respostas de outros utilizadores ou até a respostas de especialistas em certos casos. Assim, é possível a reflexão sobre o feedback recebido. 
De hiperligação - este é outro tipo de interatividade desenvolvido de forma proativa. Neste tipo de interatividade existem as ligações definidas necessárias para que o utilizador possa aceder a todos os elementos do sistema virtual, existindo diferentes e inúmeros trajetos possíveis de tomar.
De atualização - desenvolvido de forma proativa, neste tipo de interatividade a interação entre o utilizador e o sistema permite a atualização deste mesmo tendo em consideração o feedback do utilizador. Podendo tomar o formato simples de perguntas e respostas ou o formato complexo que pode potencialmente incorporar elementos de inteligência artificial.
Construtiva - por último temos ainda outro tipo de interatividade desenvolvida de forma proativa. Ainda podemos referir que esta é uma extensão do tipo de interatividade de atualização pois o utilizador manuseia os componentes de um sistema seguindo uma sequência necessária de ações de maneira a construir o modelo pretendido.
Projeto desenvolvido por Bruna Marcelino no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B
bottom of page